segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Elevadores

Todos os finais de semana, eu pego meu pequenino para irmos a padaria comprar o pão para o café-da-manhã. Sempre no carrinho de passeio. Esse final de semana em especial, como íamos sair de carro, desci com meu bebê, então com 11 meses, no braço. (Um chumbinho!) Curioso como toda criança inteligente, ele colocou a mãozinha na janelinha do elevador. Os elevadores mais modernos, a porta é totalmente lisa. Esses elevadores já seguem as regras de segurança em relação a proteger espaços vazios de equipamentos que se movimentam. Voltando ao elevador com meu bebê. Quando eu vi, aquela mãozinha sendo levada pela porta do elevador se abrindo, eu gelei! Por alguns instantes vi minha querida mãozinha imprensada entre as portas do elevador. Meu coração parou! Mas ele soltou a porta antes que tudo isso acontecesse.
                Quanto mais observo o comportamento do meu bebê, mais aprendo como aplicar os fundamentos de segurança do trabalho no mundo que nos rodeiam. Uma das matérias estudadas é segurança em máquinas. Essas são responsáveis por várias lesões nos membros superiores (dedos e mãos) principalmente pelas partes móveis a mostra. Esse episódio me fez acordar para mais esse risco para os pequeninos. Os trabalhadores normalmente se ferem por distração, excesso de horas de trabalho, estresse e problemas pessoais. Nossas crianças por simplesmente não saber que se colocar o dedinho podem se machucar seriamente. Então, cuidado com ventiladores, elevadores com espaços livres, brinquedos que se movam sozinhos, etc.  Deve-se ter especial cuidado ao comprar um brinquedo para crianças abaixo de 4 anos, teve-se ter uma visão prevencionista. Deve-se imaginar como a criança poderia se ferir para evitar-se o acidente. Compre sempre brinquedos para idade indicada e com selos do INMETRO. Olhe para sua casa como uma grande fábrica. Onde está o risco? Onde meu bebê não pode ficar sozinho? Onde ele deve aprender a não colocar mãozinha?
                Eles precisam andar de elevador, saber que ele nos faz bem. Aliás, é o meio de transporte mais seguro do mundo. Mas nós, que temos consciência dos riscos ao nosso redor, temos que protege-los quando necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário